Através do novo complexo, o Grupo Mahle oferece atividades completas de pesquisa e desenvolvimento, assim como departamentos de engenharia e vendas para a América do Sul, aliadas ao desenvolvimento sustentável.
A estrutura do Centro está completamente integrada numa reserva florestal ocupando 25.000 m2 de uma área de 125.000 m2 - utilizando apenas 10% da área total situada em área de proteção ambiental da Serra do Japi, onde milhares de espécies nativas foram plantadas para preservação, como exemplo de integração ambiental sustentável, e devidamente batizadas. Assim como as próprias ruas do complexo, que são conhecidas por nomes de animais.
O edifício, constituído em vários anéis ao invés de andares, se adapta harmoniosamente com a topografia adjacente. Assim, todas as instalações de laboratório são localizadas em pavimentos térreos. O espelho d’água, na parte superior do Centro, mantém o clima interno sempre fresco e agradável, sem precisar plugar o ar condicionado na tomada. O cuidado com a água também aparece com uma Estação de Tratamento, acoplada à planta.
Cliente: Loeb Capote Arquitetura
Arquitetura: Loeb Capote Arquitetura
Construção: Racional
Local: Jundiaí - SP
Data: 2006
Área Estruturada: 39.300 m²
Projeto: Estrutura Metálica - 783 Toneladas
Revista: Arquitetura&Aço